Pular para o conteúdo principal

O ambiente de trabalho


O ambiente de trabalho é um caso a parte. Palavras não fariam jus à estrutura que tenho disponível. Dessa forma resolvi mostrá-la mesmo que sem dar ‘nome aos bois’. Nada de nomes para a escola, direção etc. Só imagens. Que certamente não conseguem captar a real situação, mas darão uma noção superficial do que quero dizer.

Veem os basculhantes? todos pintados de verde. Escurecem a sala de aula.

 O vidro da porta NÃO EXISTE. Os alunos de outras turmas, TODO TEMPO, colocam a cabeça naquele buraquinho e GRITAM os colegas da minha sala de aula. 

 Os ventiladores não tem tela de segurança na frente. Os fios estão superficialmente encapados com fita adesiva e sem tomada. Além disso, são absurdamente barulhentos. Ou eles ou a explicação de alguma matéria. Desligo quando vou falar e todos reclamam e prestam muito pouca atenção apesar de toda minha 'presença de palco' e 'oratória perfeita'.rs....


 Cadeiras quebradas, armários amassados, depreciados pelos próprios alunos certamente.

























As paredes são sujas, rabiscadas e os basculantes que dão para o corredor são completamente vazados. Dessa forma todo barulho do corredor vem para dentro de sala. Os horários de recreio das diversas turmas é diferente. Muitos alunos optam em ficar bagunçando no corredor nesse período. Então, é quase impossível dar aula no horário de recreio das outras turmas.

O quadro, todas as manhãs quando chego, está com a matéria da aula das turmas noturnas. Sabe aquela regrinha básica de bom senso entre os colegas de apagar o quadro para o outro? Não existe! Mas esse é definitivamente o menor dos problemas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Duzentos gramas OU Duzentas gramas?

Então... estamos aprendendo sobre o gênero dos substantivos. O GRUPO DOS 18, como já postei aqui, está estudando História, Geografia, Ciências, Matemática e, em Língua Portuguesa, meu carro chefe, estamos começando pelos substantivos. Essa semana, ao trabalhar exercícios dos gêneros dos substantivos chegamos nas palavras uniformes com significados diferentes para o masculino e para o feminino. Após a explicação da diferença de O GRAMA e A GRAMA perguntei: "Como então, devemos falar na hora de pedir o presunto na padaria? Duzentos gramas de presunto ou duzentas gramas?" Retruca o aluno mais inteligente da turma: "Agora eu sei que é duzentos gramas, 'fessora'! Mas se eu falar assim com o padeiro ele é que não vai entender. Então, pra quê aprender isso?" Respondi. Claro! Sou educadora! E uma educadora que se prese sempre tem uma resposta! Mas essa pergunta ecoou em minha mente. E só criei um sentido pra ela hoje, após uma conversa, quase filosófica, com uma

GRUPO DOS 18

Tenho dois grupos completamente desiguais em minha turma. Vou me deter nessa publicação ao GRUPO DOS 18. Formado por dezoito alunos, leem e escrevem com fluência adequada, ou até superior a adequada para alunos do 6º ano. Desde a primeira avaliação questiono-me sobre o porque esses alunos estão nessa turma, nesse projeto. Não limitei-me a questionar minha lógica: perguntei a itinerante anterior, a itinerante atual, a direção, a coordenação, enfim, todos os que possivelmente saberiam me responder. Perguntei a tantas pessoas porque a resposta, apesar de uníssona, me parecia tão incoerente que continuei perguntando. A alegação de todos é que são alunos com DISTORÇÃO IDADE SÉRIE. Esse é um dos quesitos para tornar o aluno participante do projeto. Entretanto há mais um fator MUITO RELEVANTE que fora ignorado por todos os gestores que os incluíram no projeto. Esses alunos precisavam apresentar DEFICIÊNCIA NO PROCESSO DA LEITURA e da  ESCRITA. Sem essa deficiência a permanência desse grup

Se arrependimento matasse....

Já me arrependi de ter denunciado o menino na delegacia. Voltei a trás e cancelei o RO. Os motivos são diversos: Assim que puder vou publicar o RO (registro de ocorrência) Cheio de erros de Língua Portuguesa!!! Não falo de erros de concordância e Regência não!!! Esses são muuuuitos sofisticados! Falo de erros ortográficos BÁSICOS! O escrivão não sabia escrever, minha gente! Escreveu o nome da escola errado mesmo tendo um papel com o nome escrito certo na frente dele! Isso irá me obrigar a voltar a delegacia, a fim de acertar esses detalhes; Além disso, ele colocou o meu endereço pessoal no RO. O aluno, ao receber a queixa crime, irá saber onde eu moro!!! Fui muito ingênua! Não percebi que ao dar meu endereço ele o colocaria do RO. Achei apenas que era para um registro formal no sistema da polícia. Não posso manter isso assim; Como se não bastasse os problemas com a Instituição Policial, não tive apoio algum da escola. Apoio algum! Tenho visto caras emburradas pra mim! Professor qu